NOSSA HISTORIA:
Logo 3,5 x 3,5.png

Aos 18 dias do mês de setembro de 1940, no salão de sessões da Companhia Hering, em Blumenau, reuniram-se os senhores Curt Hering, Victor Kleine, Hermann Muller Hering, Victor Hering, Ingo Hering, Erich Steimbach, Ralph Gross, Max Tavares do Amaral e Adolpho Schmalz, com o objetivo único de constituírem uma sociedade sob denominação de Indústria Salto Grande S/A., com objeto a fabricação de pasta de madeira, inclusive o fornecimento de energia elétrica a terceiros em Salto Grande.

A denominação de Salto Grande foi dada por estar na margem do Rio Itajaí do Sul, nas proximidades do Salto, que originou o nome de “Salto Grande”, dado no passado ao Município de Ituporanga.

Aos 22 dias do mês de maio de 1949, por interesse de ambas as sociedades, a Companhia Fábrica de Papel Itajaí, por intermédio dos seus sócios Irineu Bornhausen, Hercílio Deeck e Abdon D. Schmit, assumiram o patrimônio da Indústria Salto Grande S/A, a partir daí levando o nome de Companhia Fábrica de Papel Itajaí, onde permaneceu até abril de 1972. A partir dessa data o controle acionário passou para outro grupo, onde recebeu o nome de Pinho Fibras Ltda, empresa de propriedade de Antonio Odorczick.

Em 23 de abril de 1974 a empresa Induma Indústria de Madeira S/A, através do seu Diretor Presidente Sr. Hermann Herinch Purnhagen e os senhores Geraldo Ricardo Siegel, Güinter Germano Purnhagen, Carlos Heinz Walter Purnhagen, Horst Gerhard Purnhagen, Germano Emilio Purnhagen, Gerold Roland Purnhagen e Manfred Georg Schonberger, resolveram constituir uma nova empresa, com a finalidade de produzir, industrializar e comercializar pasta mecânica, papelão e produtos conexos, efetuar, manter e incentivar florestamentos e reflorestamentos.

Foi então, que a partir de 1976, foi realizada uma nova alteração societária, onde assumem a então Pinho Fibras Ltda, começando aí uma nova fase de expansão, proporcionada pela nova sociedade. Em 1979, a empresa começava a organizar-se, melhorando a sua produção e fazendo pequenas reformas nas instalações existentes.

Em 1980, a indústria ganhou novo impulso com a sua transformação em uma sociedade anônima, passando a ser chamada de Águas Negras S.A. Indústria de Papel. A sua matéria prima principal trata-se de reciclagem de aparas, o que fomenta a produção de papel que cause menor danos à natureza, além de amenizar o problema causado pela geração de lixo urbano. As aparas são adquiridas em São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e a comercialização dos seus produtos finais é realizada para todo o Brasil, além de exportação realizada para o Mercosul.

Historicamente, a empresa se preocupa profundamente com o meio ambiente, mantendo e protegendo milhares de metros quadrados de matas nativas, além de seus e reflorestamentos. Além do uso de matéria prima que poderia se tornar lixo urbano, a empresa trabalha dentro de normas rigorosas de tratamento das águas e filtragem de eventuais fuligens da caldeira de vapor, buscando assim evitar qualquer dano ao meio ambiente local.

Atualmente, a empresa conta com mais de 100 colaboradores capacitados e é um dos principais empregadores no município de Ituporanga. Empregador consciente que investe pesado em segurança e capacitação e promove promoções e carreiras dentro da própria empresa.

EVOLUÇÃO Do nosso LOGOTIPO:
LOGO%20HISTORICA_edited.jpg
Aguas Negras - Logo Antigo.jpg
Aguas Negras - Logo 75.jpg
Aguas Negras - Logo Atual.jpg
Logo - AN - Selo WEB.png
Logotipo Águas Negras
Logo 3,5 x 3,5.png

A logomarca original foi desenvolvida pelo Hermann H. Purnhagen que a desenvolveu originalmente em 1951 para a empresa Lidar, fabricante de estufas para madeira. Em 1976 a logomarca foi adotada pela empresa Águas Negras.

 

Ao longo dos anos foram realizados várias reestilizações e, em 2020, a imagem foi novamente reestilizada baseada na original, por Gerold R. Purnhagen em conjunto com o seu genro Malcolm Macdonald.

 

Algumas cores mudaram  como também houve um leve ajuste do posicionamento de alguns detalhes da imagem e, em 2020 a retirada de dois círculos para deixar a logomarca mais leve.

 

A partir de novembro de 2020 a logomarca da Águas Negras S.A. Indústria de Papel está contida em um círculo perfeito de cor branca, com a expressão ÁGUAS NEGRAS S.A. na parte superior e INDÚSTRIA DE PAPEL na parte inferior na cor verde escuro.

 

As expressões são separadas em ambos os lados por nove linhas curvas da cor preta

 

No centro da logomarca existe uma imagem estilizada de uma árvore de espécie canela de cor marrom. A árvore culmina em cinco picos todas coroadas por três ovais representado pinhas de araucária, simbolizando a fertilidade. Estes ovais são da cor verde escura.

 

O logotipo passa a ideia de uma empresa atual e ecologicamente correta com um importante reconhecimento da sua história e um olhar confiante para o futuro.